Storytelling ou o segredo da sua causa para atrair investidores!

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Esse termo que mais parece um palavrão para quem não está familiarizado com o inglês, significa “contar sua história”. É uma estratégia de marketing muito utilizada para vender produtos e o negócio funciona tanto que eu, você e todos os mortais caímos nessa armadilha emocional toda vez que somos surpreendidos por uma boa história contada da forma correta.

O cinema é o maior contador de histórias, seguido pelas novelas e os famigerados seriados. Quem nunca ficou viciado nas séries da Netflix que julgue! Esse produtinho enlatado nada mais é do que uma forma da Netflix de manter o seu consumidor assinando o produto.

“Marcelle, minha filha, mas o que isso tem a ver com a minha Ong/Osc?”

Já imaginou que a sua causa e as inúmeras histórias que certamente você tem no seu baú fantástico, podem ser um rico “Netflix” para atrair doadores? Ahhhh nunca pensou nisso? Então começa a pensar, criatura! E se a pergunta seguinte é “Como eu faço isso? “, fica calmo porque vou te explicar!

Contar histórias de maneira lúdica e que prenda a atenção do público não é tão fácil quanto parece porque exige técnica para saber mexer com as emoções. Somos seres emocionais e para abrir a carteira precisamos ter o nosso coração atingido fortemente antes de fazer o movimento de puxar o dinheiro. Isso exige técnica.

Óbvio que feito é melhor do que perfeito e no caso da sua Ong não ser amparada por uma agência de publicidade, os magos da contação de histórias, você precisa se virar com o que tem e vale um celular, um bom roteiro e o principal ingrediente, a história de quebrar qualquer coração. Uma história verdadeira, claro!

Para gerar conexão a história precisa cumprir algumas regrinhas e somente você, que conhece o seu doador a fundo, pode saber se ela vai ou não se conectar com ele. Para te ajudar, vou deixar 05 passos que toda Ong deve seguir se quiser contar sua história na direção do bolso de um doador:

  1. Mantenha um banco de histórias reais (com o devido consentimento e autorização de LGPD)
  2. Mantenha fotos (de preferencia de boa qualidade) dos beneficiários da sua Ong/Osc
  3. Documente as histórias (tenha os dados das pessoas e os detalhes porque em algum momento você pode precisar deles).
  4. Faça um exercício de contar essa história para um grupo de desconhecidos e perceba a reação deles, que emoção foi despertada.
  5. Pessoas se conectam por emoções pessoais. Escolha histórias que despertem empatia!

Um bom storytelling do que você faz dentro da sua Ong pode abrir muitas portas, inclusive a de algum banco milionário.

Vamos que vamos….