03 Dicas para fazer networking

Networking

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é Networking? A melhor definição que já ouvi sobre esse termo é a seguinte: Networking é a habilidade de ser interessante sem ser interesseiro!

Essa habilidade de estabelecer conexões e contatos relevantes possibilita que oportunidades sejam criadas e parcerias firmadas. Mas o que isso tem a ver no universo do terceiro setor? Absolutamente tudo! Na verdade, arrisco dizer que esse é um patrimônio muito valioso, em alguns casos até mais valioso do que dinheiro.

A influência, os contatos, as indicações, tudo na vida gira em torno de conhecer alguém que te abre uma porta importante e saber manter essas relações vivas é a diferença entre as Ongs que conseguem se destacar na multidão e as que ficam no limbo.

Sabe aquela regra de que todo mundo está 5 passos de alguém? Pois é, Networking é isso! Quer falar com o Presidente dos EUA? Conecte-se com as pessoas que podem te colocar na Casa Branca porque todo mundo pode acessar o salão oval.

Marcelle, minha filha, mas como eu faço esse tal de networking?

Vamos lá, isso não é uma coisa que acontece da noite para o dia e lógico que precisa estabelecer relacionamento para ter as conexões certas, mas algumas atitudes ajudam muito a fortalecer a rede de contatos de um gestor de ONG e vou te dar três dicas para você começar hoje mesmo, ok?

1. Participar de eventos – mesmo que você não conheça ninguém, participar de eventos, conversar com pessoas, trocar idéias e relacionar-se é sempre uma oportunidade de ampliar seus contatos. Faça uma lista dos eventos que vão acontecer no próximo trimestre e comprometa-se a pelo menos comparecer em 3 desses eventos.

2.Conectar-se através de redes sociais, mais especificamente do Linkedin. – Já perdi as contas de quantos negócios fechei através dessa rede. Lógico que para isso acontecer o seu perfil precisa estar atualizado e você precisa ser atuante dentro dele.

3. Seja alguém interessante com quem as pessoas queiram trocar ideias. Estude o mercado da causa que você defende e isso inclui as pessoas relevantes que participam dele, porque na hora que você estiver no mesmo ambiente que essas pessoas, você terá assunto para trocar com elas.

Agora que você já conhece o caminho, me conta qual das três dicas você vai colocar em prática para começar a levar sua Ong para o próximo nível? 1, 2 ou 3?