Já parou para fazer esse cálculo? Qual o investimento para abrir uma ONG? ⠀
⠀
A decisão de formalizar uma Organização da Sociedade Civil precisa ser tomada com muita consciência e muito planejamento financeiro, porque se tem uma coisa que ninguém conta é que existem custos, e não são baratos, para abrir uma instituição sem fins lucrativos. ⠀
⠀
Muita gente pensa que “sem fins lucrativos” = não vai custar dinheiro nenhum para abrir, mas a verdade é que abrir uma OSC é o mesmo que abrir uma empresa e tem custos independente da natureza jurídica que a organização tiver.
Vamos fazer uma continha básica, só para dar um “norte” para quem quer saber qual o investimento inicial para quem quer abrir um CNPJ sem fins lucrativos?
Anota aí, o básico do básico que você vai precisar considerar se quiser tirar do papel o sonho do seu projeto social:
Advogado – é a primeira despesa que você vai ter, e nada de economizar aqui porque seu estatuto precisa ser feito por alguém que entende do assunto.
Registro – depois de feito o estatuto, precisa registrar e advinha? custa dinheiro!
Inpi – lógico que antes de tudo você já pesquisou a marca e fez o registro dela, também com advogado e no registro de marcas e patentes.
Alvará – se tiver uma sede, vai precisar liberação de alvará para funcionar.
Contador – com ou sem funcionários, a rotina contábil precisa ser escriturada e isso significa gastos com o contador.
Impostos – prepara o bolso porque aqui tem uma facada!
“Separe de 4k a 10k para abrir sua Ong/Osc”
Esse é o investimento inicial calculado por baixo
Fazendo uma conta de “padaria” sem calcular valores exatos porque eles variam de cidade para cidade, a brincadeira social de mudar o mundo não custa barato!
Para quem pensa que abrir uma Ong é brincadeira, fica aqui a reflexão para pensar bem antes de colocar na rua algo sério e bem oneroso!
Vamos que vamos….

